O traslado é necessário quando se precisa transportar um corpo falecido de um local para outro seja outra cidade, Estado ou país, bem como quando se quer tirar um corpo de um cemitério e levar para outro na mesma cidade ou até quando se é necessário mudar o corpo de jazigo no mesmo cemitério.
Cada Estado possui a sua lei que deve ser seguida para se proceder quando existir a necessidade de se fazer o traslado. Somente se permite os traslados de corpos intermunicipais em veículos especiais e adequados para a finalidade proposta, devendo ser inspecionados e liberados com apresentaçăo de Alvará da Vigilância Sanitária Estadual, observadas as normas pertinentes. É proibido o traslado de corpos em ambulâncias ou veículos impróprios, ficando a cargo dos órgăos de fiscalizaçăo de tráfego as medidas convenientes e em consonância com as disposiçőes legais pertinentes. Além do valor do processo há o valor da remoçăo. De um cemitério municipal para outro também municipal ou particular, o preço varia de acordo com a urna comprada pela família. Quando o corpo for levado para outra cidade, o valor da remoçăo é cobrado pela quilometragem
Ainda precisa de mais informações?Visite nossa pagina sobre esse serviço
Para uma empresa funerária poder prestar o serviço de traslado, é necessário que ela seja cadastrada no Serviço Funerário do Município, para fins de Registro de Óbito, necessário para o transporte de cadáveres, nos termos da legislaçăo em vigor. Para efetuar o cadastro as empresas funerárias devem apresentar cópia autenticada dos seguintes documentos.
Algumas empresas funerárias oferecem esse tipo de serviço dentro dos pacotes oferecidos nos convęnios, já outras cobram separadamente ou então não prestam o serviço. Os valores variam de empresa para empresa. No caso de traslado de corpos para o Brasil, além do registro de óbito, as autoridades brasileiras determinam que uma série de documentos seja legalizada pela Repartição Consular do Brasil. O Consulado Brasileiro não tem obrigação de custear os valores do processo, a não ser quando o brasileiro está a serviço do seu país e venha a morrer no exterior.
Documentaçăo para translados no mesmo cemitério: Concessăo - Requerimento - Termo de Sepultamento - Transcriçăo da Concessăo - RG: do requerente (xerox autenticado) - RG: Dono do jazigo onde está o corpo (xerox autenticado) - RG: Dono do jazigo para onde vai o corpo (xerox autenticado) - Óbito: (xerox autenticado) - Documento dos dois jazigos OBS: Se o dono do jazigo onde estiver o corpo for falecido apresentar xerox autenticado do óbito.
Documentaçăo para translados de Quadra Geral para Concessăo
- Requerimento
- Termo de sepultamento
- RG do requerente (xerox autenticado)
- RG Dono do jazigo para onde vai o corpo (xerox autenticado)
-Óbito: (xerox autenticado)
-Documento do jazigo
Documentaçăo para translado em outro cemitério ou município
- Requerimento
- Termo de Sepultamento
- Transcriçăo da concessăo
- RG do requerente (xerox autenticado)
- RG Dono do jazigo onde está o corpo (xerox autenticado)
- RG Dono do jazigo para onde vai o corpo (xerox autenticado)
- Óbito (xerox autenticado)
- Documento dos dois jazigos.
- Alvará Judicial
- Autorizaçăo da Vigilância em Saúde Ambiental
Obs: Se o dono do jazigo onde estiver o corpo for falecido, apresentar xerox do óbito.
Se tiver mais de 3 (tręs) anos só será necessário autorizaçăo judicial se a causa da morte for indeterminada ou viol .